top of page

Veleiro Transoceânico Atravessa o Atlântico com o Spot Trace


Veleiro Transoceânico

No dia 21 de Abril de 2017 foi instalado em um veleiro de regata transoceânico um rastreador com comunicação 100% via satélite, modelo Spot Trace, para ser realizado um teste. O veleiro de grande porte levando 4 tripulantes com destino a Cape Town, África do Sul, saiu da marina do Iate Clube no Rio de Janeiro e percorre cerca de 200km diários se afastando da costa.

O rastreador satelital como é chamado, foi instalado por meio de um cabo conversor ligado direto na bateria com a configuração de posicionamentos de 5 em 5 minutos e integrado em um sistema profissional de rastreamento que a Coversat Tecnologia utiliza para toda a sua linha de produtos.

No dia 24 de Abril ele já havia se afastado cerca de 600 km da costa ou 325 milhas náuticas.

Cada ponto verde no mapa significa que uma posição ou coordenada geográfica foi comunicada aos servidores para registro. Isto mostra o quanto é importante o uso desta tecnologia nas embarcações, mesmo estando perto da costa quanto afastado. Desta forma é permitido a visualização da rota percorrida, marcação de áreas e ainda dá acesso para que outras pessoas possam acompanhar o progresso na viagem definida.

O Spot Trace é um equipamento com comunicação 100% via satélite, produzido por uma das maiores empresas do mundo deste ramo de equipamentos, a Globalstar. Seu posicionamento é preciso e nos mostra um exemplo do que esta tecnologia é capaz de fazer.

Segundo a empresa, este equipamento possui uma limitação de comunicação de 500 milhas náuticas da costa, para averiguar esta limitação fizemos este desafio. A duração da viagem será de 3 semanas aproximadamente e iremos reportando o acompanhamento das etapas.

Este desafio teve o apoio da Reybecchi 4 Nautic, que nos deu todo o suporte.

Hoje, 27 de Abril, a embarcação está a mais de 1.000 km da costa, e continua comunicando e enviando posições de 5 em 5 minutos. A distância do Rio de Janeiro até Cape Town - Cidade do Cabo na África do Sul é de 6.036 km. Vemos que ainda há um grande caminho a ser percorrido.

Hoje, dia 2 de Maio de 2017 o veleiro já percorreu praticamente metade do percurso, cerca de 3.070 quilômetros, ou aproximadamente 2.200 milhas náuticas. O que supera e muito as 500 milhas náuticas da costa estipuladas pelo fabricante. Abaixo temos uma ideia do caminho já percorrido.

Por meio de relatórios extraídos do sistema, notamos que houve uma perda nesse momento da precisão do intervalo do tempo de posicionamento, cujo o plano contratado foi de 5 em 5 minutos. Mas essa irregularidade, que pode ser atribuída a diversos fatores, não invalida a comunicação constante com as coordenadas traçadas pelo veleiro oceânico precisando o seu posicionamento. Analisando a tabela abaixo com os últimos dados fornecidos, vemos que muitas vezes este intervalo é menor do que o contratado, compensando as distorções de envio dos dados.

Hoje dia 5 de Maio de 2017, completam 15 dias de viagem, com praticamente 3/4 da viagem percorrida, o veleiro já navegou cerca de 4.000 km desde que saiu do Rio de Janeiro no dia 21 de Abril. Abaixo segue sua posição no presente momento, o que dá uma ideia da distância do ponto onde se encontra e da costa brasileira. E o posicionamento permanece constante.

Para aqueles que estão acompanhando este teste, para falar a verdade, esta aventurada travessia entre continentes, 5 dias se passaram após o último post. Finalmente o veleiro oceânico chegou ao seu destino e ao fim da expedição com o teste do SPOT TRACE muito bem sucedido.

Abaixo o mapa de rota percorrida até sua chegada na África do Sul com o desenho apresentado pelas últimas 2.000 coordenadas.

O veleiro chegou no dia 10 de Maio de 2017 em Cape Town, Cidade do Cabo às 19:02 na principal marina da cidade. Abaixo podemos ver a aproximação da marina e sua chegada.

Nos últimos dias de viagem a frequência do posicionamento ficou perfeita posicionamento de 5 em 5 minutos até a sua chegada. O rastreador satelital , como é chamado, apresentou posições durante toda a viagem nesses 18 dias em mar aberto.

Isso nos mostra que o equipamento SPOT TRACE atende aos esportes e condições mais exigentes de trabalho não importando aonde esteja.

O teste do equipamento foi aprovado com sucesso, não perdendo sua comunicação em nenhum dia de viagem. O que prova também que toda a sua linha de produtos que trabalha com a mesma tecnologia, pode se submeter as mesmas condições. Que é o caso do Spot Gen 3 e o Smart One, que já pertence a linha de equipamentos profissionais da Globalstar.

Devido a grande repercussão deste evento, a Coversat irá em uma oportunidade próxima colocar outras experiências e desafios que nossos clientes enfrentam utilizando como suporte de localização e navegação estes mesmos equipamentos.

Coversat Tecnologia em Segurança

.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page